Como A Lingua Inglesa Surgiu?

The 10th century Saxon church at Breamore in Hampshire


A fase Celta e do Latim:


Os primeiros habitantes das ilhas britânicas, ou Grãn-Bretanha, falavam a língua celta. Em 43 A.C os romanos conquistaram quase todo o território, exceto a Irlanda e Irlanda do Norte, e trouxeram consigo o latim, a qual era a língua de praxe. Muitas palavras inglesa tiveram sua origem no latim.

A fase Saxônica:


Depois de séculos sob o domínio romano,  invasores germânicos (Jutos, Saxões e Anglos - dentro os quais os Saxões são os mais conhecidos) vindos da Europa continental trouxeram as línguas germânicas  para o território celta por volta do século V e praticamente explusaram os romanos das ilhas.


Essas três tribos falavam línguas similares, todas elas com raízes germânicas e criaram o que é chamado de Old English, ou a primeira versão do Inglês contemporâneo. Estima-se que metade das palavras da língua inglesa faladas hoje têm sua origem nessa versão primitiva do inglês.

A fase Normanda:


Durante o século XI a Grãn-Bretanha foi invadida novamente, dessa vez por conquistadores, provindos do Norte da Franca- Normandia, os Normandos, e eles levaram o Francês primitivo para a Inglaterra. 

Esse francês era falado por toda a nova corte, patrícios e burgueses da Grãn-Bretanha, enquanto os pertencentes as classes mais pobres continuaram a falar o inglês primitivo. A partir da adição de palavras francesas ao Old English, nasceu um segundo tipo de “inglês” chamado de Middle English.


Bayeux Tapestry

A era Moderna do Inglês comecou no seculo XVI com adições de mais palavras estrangeiras e mudanças nas pronúncia das vogais inglesas. A partir do seculo XIX devido ao Colonialismo e Revolução Industrial a língua inglesa aumentou ainda mais seu vocabulário e formou o inglês atual.


Algumas palavras inglesas e suas origens:



Palavra em inglêsOrigem
Fogdinamarquês
Cookieholandês
Gumárabe
Lassoespanhol
Breezeportuguês
Mammothrusso
Shampoohindi
Bribefrancês
Bagelidíche
tycoonjaponês
©Onde Aprender Línguas 2010



Para ver algumas palavras “emprestadas” de outras linguas usadas em inglês leia esse artigo.