A Que Família Linguística O Português Pertence?

Já reparou que a língua espanhola se parece muito mais com a língua portuguesa do que com a inglesa ou alemã? Isso não ocorre por acaso.

Embora essas quatro línguas pertençam à mesma família linguística, chamada de Indo-Européia, o português e o espanhol estão dentro do mesmo grupo, ou uma das muitas subdivisões dessa família, enquanto o inglês e alemão pertencem a outro grupo.


Resumindo, o espanhol e o portugues são línguas “parentes” mais próximas entre si do que ao inglês. O qual por sua vez está mais para um primo muito, muito distante.


Familias linguísticas nada mais são do que agrupamentos de idiomas que possuem origem comum mas que com o passar do tempo se transformaram e se tornaram cada vez mais  diferentes.

Há diversas famílias linguísticas espalhadas pelo planeta. Elas incluem desde línguas indígenas e antigas a as línguas mais modernas e ainda aquelas que não foram classificadas e são consideradas obscuras devido a dificuldade de se saber suas origens.

Para nós, que falamos português, a lista mais interessante é a de linguas que pertencem à nossa família, ou seja, aquela chamada de “indo-européia”.

A grande familia indo-européia é dividida em 10 grupos:

  1. Línguas Albanesas;
  2. Línguas Armenas;
  3. Línguas Balticas;
  4. Línguas  Célticas;
  5. Línguas  Eslavas;
  6. Línguas  Germânicas;
  7. Línguas  Gregas;
  8. Línguas  Iranianas;
  9. Línguas Indo-Iranianas;
  10. Línguas  Itálicas.

fonte: Ethnologue.



Veja um mapa com as famílias linguísticas sobrepostas no mapa Europeu abaixo:
 photo Languages_of_Europe.png


A mais bela língua do Lácio, o português, faz parte da família das línguas itálicas ou romanas (em azul escuro no mapa acima). Esse grupo tem suas origens na difusão do Império Romano e sua língua, o Latim. Daí seu nome.

Foi a partir da difusão do latim que surgiram dialetos que originaram as línguas romanas atuais, tais quais o espanhol, francês, italiano, romeno. Esse grupo soma 48 idiomas ao todo.

Se seu objetivo é aprender um idioma que possui gramática, sistema fonético e vocabulário mais parecido com o português, línguas pertencentes ao grupo itálico são a melhor escolha.

Você terá mais familiariadade com elas, embora em níveis diferentes, mas isso ajuda e muito.