Como A Lingua Portuguesa Surgiu?

Portugal flag

A Fase Celta:



Os primeiros habitantes da região que hoje chamados de Portugal na Península Ibérica, foram os povos Celtíberos, os quais chegaram na área por volta do Milênio I a.C. 

Atualmente a única região de Portugal com vestígios da língua celta é a Galiza. Ainda assim algumas das palavras que falamos tiveram sua origem em palavras celtas.

A Fase do Latim:


Com a chegada dos invasores romanos (218 a.C) iniciou-se o processo de formação da língua portuguesa arcaica, que é nada mais é do que um “regionalismo” da lingua Latina.

A Fase Moura:


Além da base derivada do Latim, o português sofreu também influência da língua árabe, já que invasores mouros (em 711 d.C.) levaram sua língua para a Península Ibérica  e enquanto dominavam a região, o árabe se tornou o idioma local.

Depois da expulsão dos mouros, os portugueses conquistaram os mares e povos além do continente europeu e sendo assim, mais uma vez, o português arcairo resurgiu com  termos estrangeiros adicionados ao vocabulário português, entre eles palavras de origem asiática e africana. 





A Fase Greco-romana:



A partir do Renascimento a língua portuguesa passou a absorver mais palavras derivadas do italiano e grego. Afinal, naquela época houve uma exaltação da cultura greco-romana por toda a Europa.

Com o término desse periodo o português passa a mudar menos e a incorporar palavras hispânicas e francesas ao seu vocabulário. Com o avanço científico a adição de novos termos tende a ser de palavras grecolatinas e palavras de origem inglesa passam a fazer parte do vocabulário português contemporâneo.


Veja a seguir exemplos de palavras usadas no português com origem em outras línguas:


Palavra      Origem
Carro             celta
Algodão        castelhana
Alface            árabe
Farofa           africana
Chá               asiática
Fiasco            italiana
Abajur          francesa
Deletar          inglesa