Aprender russo pode parecer complicado ou estranho logo de cara, já que o alfabeto usado pelos russos pode parecer ter sido criado com o intuito de confundir os ocidentais.
- Muitas das letras em russo parecem ser o que não são, alguns exemplos: o que parece um H no alfabeto cirílico é correspondente ao nosso N, o que parece um P é correspondente ao nosso R e assim por diante.
- O alfabeto cirílico russo possui 33 letras! Você pode ler mais sobre o alfabeto cirílico nesse post.
- Essa língua também é conhecida pela sua formalidade, portanto devemos ser cautelosos em relação aos pronomes corretos e tomar cuidado com frases formais versus informais.Somente use frases e pronomes informais com pessoas que você já conhece há algum tempo.
- Uma formalidade interessante é o uso do chamado patronímio, que são os nomes do meio dos russos e se referem ao nome do pai. Por exemplo: Irina Ivanona, nesse caso o nome Ivanova mostra que o pai de Irina se chama Ivan. Agora digamos que Irina tem um irmão, e ele se chama Mikhail. O nome dele ficará assim: Mikhail Ivanovich.
- Em russo os verbos possuem somente três tempos, porém há algo chamado de declinações de substantivos de acordo com a situação, o que pode complicar um pouco o aprendizado dessa língua. Portanto há seis maneiras de “declinar”seu nome, por exemplo, ou seja, seu nome terá seis versões dependendo da ocasião.