Línguas Que Não Usam O Alfabeto Romano

línguas que não usam o alfabeto romano


Nos que falamos portugues usamos o alfabeto romano (ou latino) para escrever. Porem ha muitas pessoas que gostariam de aprender certas linguas que não utilizam o  alfabeto.

Nesses casos aprender a tal lingua e uma tarefa dupla, ou seja, primeiramente "decorar" os simbolos na outra lingua, saber qual sua relacao com os simbolos do alfabeto latino e depois disso aprender a usa-los na lingua aprendida (memorizar palavras escritas com aquele alfabeto e tal).

Vamos a lista com algumas das linguas que nao utilizam o alfabeto Romano:


Chinês:  


Todos dialetos chineses (mandarim e outros) nao sao considerados alfabetos pois eles utilizam ideogramas e pictogramas para conver mensagens ou palavras; existe porem o alfabeto chines romanizado, conhecido como PinYin.


Japonês:


Há  três alfabetos japoneses: o Katagana e o Hiragana e ainda o Kanji (o qual e dreivado dos ideogramas chineses).
Cada um deles e usado em certas ocasioes, o Katagana e mais usado para escrever palavras de origem estrangeira e o hiragana e mais usado para o japones tradicional. O japones romanizado e chamado de Romaji;


Cirílico:


Esse alfabeto foi criado a partir do alfabeto grego e e usado em linguas tais quais,  russo, bielo-russo, bosnio, servio, macedonio, urcraniano, montenegrino, bulgaro, mongol  entre outros. Ele possui 33 letras, sendo que suas variacoes podem ter letras adicionais.


Hebreu: 


Esse alfabeto e o usado em Israel.


Indianos: 


Há quatro alfabetos semelhantes usados na India, eles pertencem as linguas hindi, punjabi, bengali e gujarati.


Coreano: 


O alfabeto coreano chama-se Hangul e difere bastante do alfabeto japones e do chines.



Árabe:


O alfabeto arabe e usado nas linguas arabes e urdu assim como tambem para seus dialetos regionais. O alfabeto arabe basico tem 28 letras e suas variacoes podem ter letras adicionais.


Grego: 


O alfabeto grego serviu como base para alguns dos alfabetos atuais, inclusive ao alfabeto latino que usamos hoje, ele possui 24 letras.

    Se voce gostaria de ver os scripts desses alfabetos, de uma olhada na pagina de Rodurago Cypheron  (em ingles).