Contos De Fluência Em Inglês

Ser fluente em qualquer idioma significa que a pessoa sabe se comunicar com desenvoltura, é entendida pelos falantes nativos de tal língua e consegue entendê-los sem problemas. Além disso saber escrever de maneira gramaticalmente aceita.

E como inglês é uma das línguas mais ensinadas no mundo, muito se fala sobre como adquirir fluência na mesma. Isso gera muitos mitos em relação a fluência pela internet.

Alguns desses mitos chegam a ser divulgados por escolas de inglês, tudo em nome do dinheiro.

Para nao cair na ilusão da fluência milagrosa é preciso saber discernir o que é mito e o que é verdade. 

Segue abaixo lista com os mitos mais conhecidos sobre ficar fluente na língua inglesa:


“Para ficar fluente em inglês você tem que morar ou estudar em um país onde inglês é a lingua oficial” 

De nada adianta você ir para a Inglaterra ou Estados Unidos sem saber pedir onde fica o banheiro. Você somente ficará frustrado com sua incapacidade de entender o idioma.

E se você não sabe nada de inglês, como é que acha que em uma semana aprenderá tudo? 

Fato que disprova esse mito:  Há muitos brasileiros que vivem ou viveram por anos em países de língua inglesa e não sabem nada de inglês.


Cursos intensivos que prometem o milagre da fluência em tempo recorde.

Cursos intensivos são para revisão geral. É im-pos-sí-vel ficar fluente num idioma se você não for um gênio linguístico, e cá entre nós, esses últimos são poucos.

 Compare esses cursos aos cursinhos de vestibular (com os quais muitos jovens brasileiros gastam dinheiro todos os anos)… So que sem se saber nenhuma materia do ensino fundamental ou medio.

O resultado? Frustração e fracasso. Esteja ciente de que é preciso investir bastante tempo no aprendizado de inglês para se tornar fluente. 

Não é de uma hora para outra que isso acontece e quanto mais você ver a lingua inglesa no dia-a-dia mais você armazenará a mesma na sua mente.


“Não vou fazer um curso de conversação ainda pois meu inglês não é bom o suficiente” ou “ Prefiro fazer aula de gramática pois conversação é muito dificil”
 
Conversação é o melhor método para adquirir todas as habilidades requeridas para ficar fluente em-qualquer-língua. 

Se voce quer falar ingles de maneira fluente, matricule-se num curso que ofereca conversacao desde o primeiro nivel.


“Os melhores professores de inglês são americanos, britânicos e etc”

Não necessariamente. Há vários professores brasileiros excelentes. E há "professores" de inglês estrangeiros que não sabem o que estão fazendo ou não entendem a perspectiva de um aluno brasileiro.

Professores brasileiros saberão exatamente como explicar o conteúdo de melhor maneira para um outro brasileiro. Além disso eles sabem os erros que os alunos mais cometerão, podendo assim eliminá-los logo de cara. 

Ao mesmo tempo os nativos podem estar somente no Brasil para fazer um dinheiro extra por alguns meses como professores e sequer tem a formação requerida para dar aulas (é claro que isso dependerá da politica de contratação das escolas que os contratam).

Nem todos professores nativos são desleixados assim, porém sempre haverá maior dificuldade da parte deles em ensinar de forma mais eficiente para alunos brasileiros pelo menos nos níveis mais baixos (a não ser que eles falem o português bem, entendam bastante da cultura brasileira e/ou tenham morado no Brasil por muito tempo).

Esses são alguns  dos mitos mais comuns sobre como ficar fluente na lingua inglesa.

Compartilhe sua experiência de ficar fluente em inglês abaixo.