Materiais De Leitura Para Estudantes De Idiomas

Leitura faz parte do aprendizado em varias linguas. Para podermos considerar uma pessoa fluente em certa lingua, ela deve saber nao somente falar como tambem ler e escrever apropriadamente nessa lingua.

Mas que tipo de leitura um aluno de linguas deve fazer? Que tipos de revistas, livros e etc? Mais uma vez a resposta vai depender do tipo de aulas que voce faz, do seu objetivo com o aprendizado da lingua. Segue abaixo exemplos de que tipos de materiais ler de acordo com certos objetivos:


Ingles ou espanhol comercial/ para negocios:


Se voce esta estudando ingles comercial/ para negocios, voce tem que estar atualizado na sua area de atuacao profissional, portanto uma boa ideia e ler primeiramente jornais internacionais assim como tambem materiais que tenham a ver com sua area, tais quais, comercio exterior, economia e etc;

Ingles ou espanhol para testes/vestibular: 


Nesse caso deve-se estudar primeiramente os itens que a instituicao que aplicara o teste aconselha ou caso eles fornecam uma lista, a tal lista.

Aqui nao ha como fujir das leituras "chatas" sobre regras gramaticais e como escrever uma boa redacao em ingles/espanhol e muitos exercicios. 

Recomendacoes: boa gramatica com exercicios e respostas.

Ingles ou espanhol para conversação: 


Aqui deve-se estar preparado para discutir sobre os mais variados topicos, geralmente polemicos, que o professor sugerir e em certas aulas o aluno pode sugerir sobre assuntos interessantes que possam fazer parte das conversacoes. 

é recomendado que se leia sobre assuntos atuais, tantos nas areas cientificas, sociologicas ou ate filosoficas, dependendo do nivel da aula.

 Pode-se tambem ler sobre assuntos frivolos porem que gerem comentario, tais quais celebridades, programas de tv e entretenimento em geral. Livros classicos da literatura em questao tambem sao aconselhados nesse caso.


Ingles ou espanhol para testes padrao com aceitacao internacional:


Nesse caso o ingles/espanhol avaliado pertence tanto a categoria da lingua usada no dia-a-dia como aquela de usada em instituicoes de nivel superior. 

Entao deve-se ler os mesmos materiais que alunos nativos leem em faculdades/universidades, tais quais, livros classicos, pesquisas cientificas e demais materiais pertinentes a seus cursos. 

Aprender a escrever bem em ingles/espanhol ajuda muito aqui, pois geralmente redacoes/dissertacoes sao exigidas.

Muitas vezes pode-se ler esses materiais e ao mesmo tempo algum outro material mais popular do qual voce goste, pois dessa maneira voce estara aumentando ainda mais seu vocabulario na lingua alvo e ao mesmo tempo se divertindo. 

E sempre se lembre de ter um bom dicionario do lado.