Dicas Para Aprender Gramática Em Qualquer Língua

Uma das partes mais detestadas de aprender outro idioma é a parte gramatical. Especialmente se o idioma em questão for completamente diferente do português. 

Porém há certas coisas que se pode fazer para minimizar o "trauma" de aprender a gramática de outra língua e assim aprendê-la mais rapidamente.

Veja 5 dicas de como fazer isso na lista abaixo:


1. Preste atenção : 


Note como ela funciona, o que ela tem de parecido e de diferente com a gramática do português. Por que e em que situações os americanos ou alemães e etc utilizam tal tempo verbal que não existe no português, por exemplo. 

Lembre-se de memorizar as exceções de regras gramaticais, independente de qual língua voce esta aprendendo. Onde há regras há sempre exceções.

2. Leia  bastante:


Ler é um hobby que a maioria das pessoas detesta. Porem ele é indispensável caso se queira aprender outra língua, pois é através da leitura que novas palavras e expressões são descobertas, novas estruturas gramaticais são vistas na prática e pode-se aprender (atraves da observação) a estruturar textos de maneira melhor e criar  frases mais complexas no idioma alvo.

Alem disso você aprenderá  a se expressar (ao escrever) de maneira mais natural . Sem falar que ficará mais culto e saberá lidar com pessoas de todas classes sociais. 

Leia mais sobre dicas de leitura para estudantes de linguas.

3. Estude o que você considera mais dificil na gramática da lingua alvo: 


Dessa forma você memoriza as peculiaridades gramaticais que considera mais “chatas” e pode partir para outras partes da gramática mais avançada. Lembrando que para fazer isso você precisa saber seus pontos gramaticais mais fracos. Para descobrir isso, faça um teste de gramática e note o que você mais errou ou simplesmente pergunte para seu professor.


4. Busque aprender os verbos pra valer: 


Aprenda os verbos do idioma o a fundo, ou seja, se ha verbos irregulares, memorize-os, se ha terminacoes diferentes em cada tempo verbal, tambem as memorize-as e pratique. Jamais ignore a importancia que verbos tem em qualquer lingua.


 5. Pratique :


E nao falo somente de exercicios gramaticais, nao que eles nao sejam importantes, mas tambem escrever pequenos textos e usar as regras gramaticais que voce conhece ao criar frases. Por isso ler ajuda.

Enfim, essas sao algumas dicas que visam te ajudar a melhorar sua gramatica. Se voce nao curte muito aulas de gramatica ou os exercicios das mesmas é importante que voce encontre dicas alternativas que afetarao seu desenvolvimento na lingua de maneira positiva, como as dicas dadas acima.

Voce tem mais alguma dica que voce utilizou para aprender outra lingua que funciona ou gostaria de comentar mais sobre o assunto? Entao deixe seu comentario abaixo.