A Pronúncia Do Inglês Britânico E Americano

American and British Flags

Há inúmeras diferenças entre o inglês americano e o inglês britânico. Essas são diferenças de escrita, de uso de vocabulário, de gramática e a mais perceptível é a diferença na pronúncia.

Se você estuda inglês há algum tempo será capaz de diferenciar esses dois dialetos da língua inglesa sem problemas já que a pronúncia deles se destaca de tal forma que é impossível ignorá-la.

Mas quais as diferenças de pronúncias mais marcantes entre o inglês americano e o britânico?

Veja elas a seguir:

O Erre:


A primeira coisa que se nota ao comparar os dois dialetos é que os britânico não pronunciam o "r" da mesma maneira que americanos.

Os britânicos pronunciam o "r" de maneira mais suave... isso é quando eles o pronunciam. E às vezes eles o pronunciam mais forte.

Qual a regra de pronúncia do "r" britânico nesses casos? Antes de qualquer consoante ou no final de palavras o "r" britânico não é pronunciado. Quando o “r” se encontra entre duas vogais ele é pronunciado de forma bem suave, quase imperceptível.

Já o erre americano é bem distinto e digamos, quase que um dos traços marcantes do inglês americano. Ouça as diferenças da palavra card nesse link (as 2 versões se encontram no fim da página - abre em outra janela).

 O A:


Os sons das mesmas vogais também muda um pouco dependendo do inglês falado. Um exemplo notávle é com o “a” na palavra “chance”, por exemplo, a qual é pronunciada no inglês britânico como o “a” que conhecemos e de forma longa, enquanto no inglês americano o “a” vira quase que um “e” e mais rápido. 


O mesmo acontece com a palavra fast e muitas outras palavras, resumindo podemos dizer que os sons das mesmas vogais mudam se o falante for americano ou inglês.

Ouça as 2 versões (a americana e britânica) da palavra chance aqui.
Ouça a versão americana e britânica da palavra fast aqui.

O “a” em palavras tais quais “talk” e “paw” tambem sao pronunciadas de maneira diferente, sendo que no Reino Unido elas são pronunciadas como “Tolk” e “poh” enquanto nos EUA ele e pronunciado quase - mas não exatamente - como uma “a” em father.

Ouça talk na versão americana e inglesa.
Ouça paw na versão americana e inglesa.

O “o” em top e outras palavras é pronunciado com os lábios em formato de “O” na Inglaterra soando como um “ô” enquanto nos EUA o “o” tem som aproximado ao nosso “á”.

O T e D:


A pronuncia de “t” e “d” no inglês americano costuma ser mais suave do que a versão inglesa.


Bem essas sao algumas das diferencas de pronuncia mais notaveis entre o ingles americano e britanico considerado padrao. Há muitos sotaques na Grã-Bretanha e dentro dos Estados Unidos que complicam as coisas.

 Qual ingles voce prefere ou estudou, o britanico ou americano? Se voce gostaria de discutir mais sobre o assunto, deixe seu comentario abaixo.