Como Evitar Erros De Pronuncia Em Italiano

Untitled
Santa Maria la Scala, Sicily, Italy
Assim como ja comentamos sobre os erros de pronuncia mais comuns que brasileiros cometem ao falar ingles, falaremos daqueles erros que ocorrem quando brasileiros falam italiano.

A lingua italiana e mais fonetica que o portugues, isso quer dizer que todas letras em palavras italianas sao pronunciadas, letra por letra. Enquanto em portugues o mesmo nao ocorre. Essa diferenca entre os dois idiomas e uma das razoes para os erros citados abaixo:



Letras duplas:

Ha varias ocorrencias de letras duplas em palavras italianas. Exemplos:
    sette, doppia, mille

    Em todas as palavras acima as duas letras devem ser pronunciadas, as DUAS. 

    Um truque que poder ser usado para isso e imaginar que voce tera que falar esses tipos de palavras dessa maneira:


    sette - set-te
    doppia- dop-pia
    mille - mil-le

    lembre-se de pronunciar a primeira letra com a primeira silaba e a segunda letra com a segunda silaba. Repita a letra porem nao a enfatize exageradamente, somente um pouco para que a palavra soe mais naturalmente.


    Ritmo:

    Falar como se estivesse falando em portugues e um erro capital. Embora a maioria dos fonema soa como seus correspondentes em portugues, muitas pessoas se esquecem que estao lendo ou falando em italiano e que o ritmo do italiano e bem mais "tranquilo" do que o ritmo do portugues falado no Brasil.

    Muitos estrangeiros que querem aprender o portugues "brasileiro" reclamam que falamos muito rapido. Mas como remediar essa situacao? A melhor maneira de melhorar seu ritmo e ouvir italianos conversando e tentar reproduzir aquela mesma sequencia de ritmos.

    Outra coisa que ajuda e saber exatamente onde a silaba mais forte fica em cada palavra isolada assim como tambem a mesma palavra em uma frase grande. As vezes quando juntamos mais de duas palavras a tonicidade das palavras parece mudar, se voce saber quando isso tem que ocorrer sua pronuncia melhorara muito.


      "Ce" "Ci":

      A letra C tem som de "tchi" como em "tchau"; ja o "CA" , "CO" tem o mesmo som que em portugues (carro, cocar).

      Letras e digrafos italianos com sons diferentes de seus correspondentes em portugues:
        o "CH" tem som de "ki" como em "quis.

        O "GN" tem som de "nh" como em minhoca;

        O "GL" tem som de "lh" como em galho;

        O "SC" tem som de "chi" como em cha, entao a palavra piscina em italiano, que se escreve da mesma forma que em portugues, se le "pixina" e nao "picina";

        O "G" tem som de "dgi" como o "d" em dia pronunciado em certas regioes brasileiras.
          O remedio para melhorar a pronuncia das letras e digrafos acima e memoriza-los. Nao ha outra saida.

          Enfim, esses sao alguns dos erros mais comuns e o que se pode fazer para melhora-los. Se voce tiver outras dicas sobre o assunto e so deixar seu comentario abaixo.