6 Vantagens Em Ser Bilíngue

Caso você ainda não tenha se convencido da importância de aprender um segundo idioma, talvez as vantagens de ser bilíngue descritas abaixo mude sua opinião sobre o assunto:




1. Melhorar o Currículo:



Essa é uma, senão a melhor, vantagem em ser bilíngue. Mesmo se a vaga de seu interesse não mencione ou exija uma segunda língua, o simples fato de você ser fluente em uma impressionará o futuro chefe.

Fora que pessoas bilíngues tem mais opções de empregos e em pelo menos dois países, se quiserem tentar uma carreira no exterior.




2. Melhorar a Auto-estima:


Saber se comunicar com pessoas de outras culturas: Não tem preço e faz bem para o ego.


3. Mais Conhecimento e Cultura:


Aprender outro idioma dá ao indivíduo a possibilidade de explorar além do horizonte. Ler literatura mundial na sua versão original, assistir a filmes estrangeiros em sua versão original. Entender como idiomas influenciam certos aspectos da cultura dos países nos quais são falados, não tem preço.

Quando se aprende outro idioma, a cultura do país ou países ligados àquele idioma fazem parte do aprendizado. Não há como aprender sobre um sem aprender sobre o outro.




4. Aprender a se comunicar melhor : 


Desde conseguir se virar em países estrangeiros usando de comunição, mesmo se eles não souberem o idioma de tal país a passar a se comunicar melhor em sua própria língua materna.




5. Adquirir facilidade em aprender outras línguas:


É claro que há pessoas que tem facilidade natural para aprender línguas, porém é possível adquirir essa habilidade depois de aprender uma segunda língua.

Já que ao aprender outro idioma, o indivíduo melhorar sua habilidade de discernir entre padrões de fala e escrita e pode reutilizá-los para idiomas similares e modificar os padrões para aprender idiomas de famílias linguísticas diferentes.




6. Manter a mente em forma:


De acordo com pesquisadores da universidade de Tel Aviv, em Israel, pessoas idosas e bilíngues podem retardar o processo de envelhecimente do cérebro devido à flexibilidade do processo de aprendizado de línguas.

Outro estudo da Academia Americana de Neurologia diz que saber dois idiomas atrasada o início de demência até em casos de pessoas sejam analfabetas.
      Enfim, falar uma segunda língua pode ajudar tanto financeiramente, profissionalmente e segundos estudos constantes sobre o tópico, até a saúde.