Qual Lingua Estudar?

A maioria das pessoas que querem ou “tem” que estudar outro idioma o fazem por motivos relacionados ao trabalho ou devido a motivos mais pessoais.

Nesses casos eles nao tiveram a escolha de qual lingua aprender, as situacoes das vidas deles os “forcaram” de certa forma a aprender tal lingua.

Entretanto ha aqueles para os quais aprender uma nova lingua e uma questao de escolha, seja por que eles sao bem jovens ou por que eles ja sabem o ingles e espanhol ou ainda por que eles tem tempo livre ou por que eles gostariam de aprender uma lingua diferente daquelas sempre ensinadas no colegio. Esses ultimos sao certamente mais ousados.

Quando a pergunta “qual lingua devo estudar” surge na cabeca e necessario avaliar varios itens para que se faca a escolha efetiva, digo efetiva porque nao ha escolha “errada” ou “certa” e sim aquela que va te manter interessado por mais tempo e garantir que voce aprenda pelo menos o basico da lingua. Esses itens sao:


1. Disponibilidade do idioma:

De nada adianta voce querer aprender tagalog se voce mora em uma cidade do interior onde nao ha professores dessa lingua, voce so vai se sentir frustrado buscando algo que ainda nao esta disponivel na sua regiao.

Agora, se voce tem como conseguir professores particulares dessa lingua ou ainda se locomover ate areas que oferecam esse curso, siga em frente. Quando o assunto e disponibilidade a regra e simples: linguas mais faladas no planeta (ou de paises vizinhos) serao aquelas mais disponiveis (ate em cidadezinhas), quanto mais exotica a lingua for mais complicado sera encontrar professores e materiais sobre a mesma, a nao ser que voce more em grandes centros urbanos.

A probabilidade de se encontrar tutores/professores e cursos de linguas exoticas e sempre maior em metropoles.


2. Familiaridade com a língua:

Se voce nunca estudou outra lingua alem de portugues, uma ideia boa seria comecar com linguas que fazem parte da mesma “familia” que o portugues (sim, linguas pertencem a “familias”). Dessa maneira voce nao se assustara com todo o conteudo que for aprender por ele parecer vindo de outro planeta.

Uma excessao a essa regra e para membros de familias de origem estrangeira, os quais ouvem outra lingua alem do portugues em casa desde pequenos, ou ainda individuos que se identificam com outra lingua ou nacao de maneira positiva.


3. Demanda Da língua:

Algumas pessoas podem insistir em aprender idiomas entre os mais falados atualmente.

Sendo assim e obvio que ele/a tera que se informar sobre o ranking de linguas mundiais mais faladas atualmente ou optar por linguas faladas em paises vizinhos ou de influencia no Brasil.

A partir dessa essa explicacao voltamos ao primeiro item da lista, ou seja, quanto mais demanda determinado idioma tiver, maior disponibilidade do mesmo sera visivel.


4.Viagens para o exterior: 

 Sejam elas frequentes ou à ferias é sempre bom saber se comunicar de forma satisfatória com os locais. Isso te salva de possíveis furadas e faz com que você aproveite ainda mais sua viagem.


5.Testes, Currículos e Promoção:

As vezes para conseguir aquele sonhado emprego e necessario aprender uma segunda lingua ou ainda para fazer um simples teste de conhecimentos, tal qual o vertibular, e preciso saber uma segunda lingua.

Candidatos que possuem outro idioma no curriculo tem vantagem sobre pessoas que somente falam portugues em certos empregos (os quais geralmente pagam mais). Nessas situacoes e dificil falar “não” para uma segunda língua.


6.Conhecimento Extra e Cultura:

O que muitas pessoas ignoram quando se fala sobre linguas estrangeiras e o fato que aprende-las permite que se descubra um novo mundo e que se mergulhe em uma outra cultura de forma surpreendente, e aquele tipo de conhecimento que transforma sua vida de certa maneira que nao ha como “voltar atras” ou desconsiderar seu novo jeito de pensar.

Isso nos leva de volta a familiaridade com a lingua, pois apesar de ser mais facil aprender um idioma similar, o qual consequentemente foi criado dentro de uma cultura similar, alguem pode querer conhecer e se aprofundar em uma cultura diversa, totalmente oposta aquela do seu pais, e uma das melhores maneiras de se entender cultura se inicia com o aprendizado da lingua daquele pais.

      Para resumir pode-se dizer que ha varios motivos que levam uma pessoa a estudar outra lingua.

      Independentemente se as razoes sao como as explicadas no primeiro paragrafo ou mais positivas e sempre importante levar tudo a serio porem ao mesmo tempo se divertir aprendendo, pois dessa maneira aprender fica muito mais facil.