1. Melhorar o Currículo:
Essa é uma, senão a melhor, vantagem em ser bilíngue. Mesmo se a vaga de seu interesse não mencione ou exija uma segunda língua, o simples fato de você ser fluente em uma impressionará o futuro chefe.
Fora que pessoas bilíngues tem mais opções de empregos e em pelo menos dois países, se quiserem tentar uma carreira no exterior.
2. Melhorar a Auto-estima:
Saber se comunicar com pessoas de outras culturas: Não tem preço e faz bem para o ego.
3. Mais Conhecimento e Cultura:
Aprender outro idioma dá ao indivíduo a possibilidade de explorar além do horizonte. Ler literatura mundial na sua versão original, assistir a filmes estrangeiros em sua versão original. Entender como idiomas influenciam certos aspectos da cultura dos países nos quais são falados, não tem preço.
Quando se aprende outro idioma, a cultura do país ou países ligados àquele idioma fazem parte do aprendizado. Não há como aprender sobre um sem aprender sobre o outro.
4. Aprender a se comunicar melhor :
Desde conseguir se virar em países estrangeiros usando de comunição, mesmo se eles não souberem o idioma de tal país a passar a se comunicar melhor em sua própria língua materna.
5. Adquirir facilidade em aprender outras línguas:
É claro que há pessoas que tem facilidade natural para aprender línguas, porém é possível adquirir essa habilidade depois de aprender uma segunda língua.
Já que ao aprender outro idioma, o indivíduo melhorar sua habilidade de discernir entre padrões de fala e escrita e pode reutilizá-los para idiomas similares e modificar os padrões para aprender idiomas de famílias linguísticas diferentes.
6. Manter a mente em forma:
De acordo com pesquisadores da universidade de Tel Aviv, em Israel, pessoas idosas e bilíngues podem retardar o processo de envelhecimente do cérebro devido à flexibilidade do processo de aprendizado de línguas.
Outro estudo da Academia Americana de Neurologia diz que saber dois idiomas atrasada o início de demência até em casos de pessoas sejam analfabetas.