Dicas Basicas Para O TOEFL

Vamos falar sobre algumas dicas basicas para ter em mente caso se queira fazer o TOEFL (Test of English as a Foreign Language):

TOEFL Ibt ou Paper based TOEFL?

Procure se informar sobre qual o formato de TOEFL voce quer fazer ou que esta disponivel na sua area (no pais que voce pretende fazer a prova). Ha dois formatos de TOEFL: o paper based que é a prova escrita e versao antiga do teste e o TOEFL Ibt ou internet based TOEFL, que é aquele feito pelo computador.  O teste ministrado atraves do computador é bem mais amplo e mede tanto seu listening, quanto seu writing e speaking.

Que nota voce precisa tirar?

Pesquise qual a nota do TOEFL voce precisa para alcancar seu objetivo. Por exemplo se voce quer estudar em uma universidade no exterior, procure saber qual a nota minima do TOEFL pedida para voce ser aceito nessa instituicao de ensino. Notas pedidas por escolas no exterior podem variar bastante, sendo que algumas exigem uma nota baixa como requerimento para o TOEFL, enquanto outras sao mais “puxadas” e exigem maior notas.

Lembre-se tambem que algumas escolas podem dar mais enfase a certas partes do teste, tal qual a parte escrita ou listening por exemplo. Entao procure saber qual a parte que mais tera enfase no seu caso.

Outro detalhe: as notas do Paper-based TOEFL e TOEFL Ibt sao diferentes. Entao veja quais os requerimentos para ambas.

Conheca o formato do TOEFL melhor:

Para ser bem sucedido em qualquer teste voce tem que saber como ele funciona e aplicado e etc. Ha bastante detalhes sobre a aplicacao e procedimentos do TOEFL e é preciso sabe-los para tirar a melhor nota possivel. Portanto procure se informar sobre isso, voce pode ler mais a respeito no post Como Estudar Para O TOEFL e na categoria TOEFL do blog.

Praticar “for real”:

Depois de saber como o TOEFL funciona voce precisa praticar o teste da maneira mais realista possivel, como materiais parecidos com aqueles que caem na prova e de preferencia com testes que simulem o computador no dia.

Ha diversas maneiras de fazer isso, entre elas comprar cd’s e outros materiais para esse proposito ou contratar um professor particular que ja tenha feito o teste e que tenha materiais para te ajudar a se acostumar com o mesmo. Tambem é possivel comprar simulacoes de testes online no site oficial do TOEFL, o ETS.org. Alem de eles oferecerem o formato fiel do TOEFL eles tambem te dao uma ideia de quanto sera sua nota final aproximada no teste real.

Depois de ter visto o teste “for real” voce podera relaxar pois vera que ele nao é um bicho de sete cabecas. Sera tambem possivel  fazer uma analise do seu resultado e melhorar seus pontos mais fracos (nao que voce tenha que ignorar as demais habilidades requeridas pelo teste,longe disso), garantindo assim uma pontuacao melhor do que a esperada.

Melhore sua digitacao:

Se voce for fazer o TOEFL Ibt voce tera que digitar razoavelmente bem pois cada secao do teste tem seu tempo limite e voce nao vai querer deixar coisas em branco. Entao se voce nao digita muito bem é hora de treinar bastante.

Faca suas anotacoes rapidamente e efetivamente:

Uma das coisas boas do TOEFL é que se pode anotar informacoes durante a prova (embora voce tenha que devolver suas anotacoes no fim da prova), o ruim disso é que voce tem pouco tempo para anotar esses detalhes no seu rascunho. Entao é importante escrever rapido e anotar as informacoes mais importantes fornecidas pelas passagens, tanto de texto quanto de audio. Isso te ajudara a formular suas respostas de maneira mais eficiente.

Preste atencao ao tempo:

Se voce for fazer o paper-based TOEFL é aconselhavel que voce leve um relogio contigo, afinal de contas é melhor prevenir do que remediar ,né? Se voce for fazer o TOEFL Ibt nao é preciso levar um relogio, ja que o computador informa na tela o tempo total para o teste e restante para cada tarefa.

Mas o que é mais importante em relacao ao tempo é o seu timing, literalmente. Voce tem que conhecer o formato do TOEFL, como ja comentamos acima e ao mesmo tempo saber administrar seu tempo para terminar todos os exercicios do teste e nao perder muito tempo com perguntas mais dificeis.
Outra coisa importante: jamais chege atrasado no dia da prova. Imperdoavel e dinheiro jogado fora.

Estude os materiais corretos:

O TOEFL analisa seu nivel de ingles academico, ou seja, ingles falado, lido e estudado  por pessoas que estao estudando em nivel superior. Voce nao vai querer estudar para esse teste lendo revistas em quadrinhos em ingles,vai? Por isso voce tera que se acostumar com a linguagem usada em meios academicos (livros, palestras, dissertacoes academicas e etc). Mais informacoes sobre isso no post Que Tipos De Materiais Estudantes De Linguas Devem Ler? Procure por ingles/espanhol para testes com aceitacao internacional.

Procure ajuda de um professor com experiencia no TOEFL:

Professores de ingles com experiencia no TOEFL podem te oferecer insights que livros e testes nao oferecem, ja que eles ja passaram pela experiencia desse teste e podem te ajudar com macetes e muitas outras dicas interessantes.

Enfim, essas sao algumas dicas basicas para pessoas interessadas em fazer o TOEFL. Se voce ja fez o teste ou esta se preparando para o teste e tem alguma duvida sobre o mesmo ou simplesmente gostaria de comentar sobre sua experiencia deixe sua opiniao abaixo.

Nenhum comentário: